EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2457
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA SOBRE A DRENAGEM NA CIDADE DE MARINGÁ- PR
Autor(es): NATAL, Jean Paulo Silva
REIS, Adriano Valim
RIBEIRO, Rosa Maria
LOEBLEIN, Daniela Fogaça
SANTOS, Silvio Alexandre dos
SOUZA, Wanderlei de
Abstract: O saneamento básico perpassa vários setores, quando se trata de uma cidade; entre eles, a drenagem de águas. Desta forma quando esta não está em conformidade e, em temporada de chuvas, causam transtornos físicos, de saúde, e de acordo com a proporção, também prejuízo financeiro a população. Importante então uma análise dos fatores que influenciam no desempenho do sistema de drenagem das águas pluviais urbanas, pois causa impactos à população e ao meio ambiente. Sendo assim, neste projeto, realizou-se um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo a respeito dos principais pontos de obstrução dos vários bueiros existentes no município de Maringá - Pr. A pesquisa foi feita usando-se os pedidos de limpeza e desobstrução encaminhados pela população da cidade à Prefeitura municipal, índices metrológicos ao longo do ano de 2013 e informações sobre a arborização urbana presente nos principais bairros da cidade. Desta forma foi possível identificar as influências da arborização urbana, índice pluviométrico e estações do ano sobre os bueiros obstruídos.
Palavras-chave: Saneamento Básico
Inundação
Arborização Urbana
Drenagem Urbana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2457
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA SOBRE A DRENAGEM NA CIDADE DE MARINGÁ- PR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)646.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.