EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2454
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD)
Autor(es): RAMOS, Diego Vieira
Abstract: O atual modelo de desenvolvimento baseado na exploração acentuada dos recursos naturais não renováveis tem evidenciado a dificuldade do planeta em se recuperar dos impactos decorrentes do consumo irracional e da exploração irresponsável, expondo assim, a eminente necessidade da adoção de modelos mais sustentáveis, que visem formas de exploração menos nocivas ao meio ambiente. Sendo assim, a geração de resíduos se configura como consequência dessa realidade. Dentre as principais atividades econômicas do país, responsável direta pela criação de diversos postos de trabalho, a construção civil se caracteriza como uma das grandes fontes consumidoras de recursos naturais não renováveis e na geração de resíduos, atraindo as atenções da sociedade, no que diz respeito a medidas capazes de amenizar esta realidade. Dessa forma, algumas iniciativas, como os Centros de Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (CRCD), surgem como importantes alternativas para a gestão sustentável de resíduos, proporcionando benefícios diversos, como a redução no volume de resíduos provenientes da construção civil nos aterros sanitários e consequente diminuição nos gastos públicos destinados a manutenção destes espaços, o controle de zoonoses, entre outros. Muitos destes benefícios podem ser atribuídos à iniciativa de se transformar resíduos em matéria prima, passível de uso no próprio canteiro de obras, como fonte para a produção de novos materiais empregados no processo construtivo ou a incorporação de agregados ao processo convencional. Sendo assim, o presente trabalho expõe os resultados obtidos com a implantação das CRCDs, explanando as vantagens sociais, ambientais e econômicos desta iniciativa para os municípios que as possuem e também para a sociedade que usufrui dos produtos produzidos a partir desse processo.
Palavras-chave: Construção Civil
Resíduos
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2454
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROGRAMA DE GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RSCD).pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)464.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.