EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2452
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA REDUÇÃO DO CONSUMO DE CIMENTO EM PAVERS FABRICADOS COM CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO
Autor(es): ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
SALES, Almir
MARTINS, Carlos Humberto
Abstract: A indústria da construção civil enfrenta uma questão importante: atender as necessidades de sociedade em infraestrutura e moradia sem degradar e poluir o meio ambiente. Por este motivo pesquisas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de encontrar e desenvolver materiais alternativos, que substituam os materiais tradicionais e que sejam ambientalmente viáveis, muitas vezes estes materiais são resíduos de outras cadeias produtivas. A cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBC) é um destes materiais, é um resíduo obtido da queima do bagaço da cana, utilizado como fonte de energia nas usinas termoelétricas, e vem sendo utilizado como substituo tanto do agregado miúdo como do aglomerante. Os concretos e argamassas produzidos com este resíduo apresentam melhora nas características mecânicas, até mesmo quando substitui o agregado da matriz cimentícias, o que pode contribuir para uma redução no consumo de cimento da composição. Desta forma com a utilização da CBC poderia contribuir de várias maneiras para redução de problemas ambientais, o primeiro seria garantir uma destinação adequada a este resíduo, segundo na redução da extração de areia e por último na redução de CO2 emitido pela indústria cimenteira. O objetivo deste trabalho é o estudo da redução do consumo de cimento quando a utilização da CBC como substituto da areia com teor de substituição de 25% na confecção de blocos de concreto para pavimentação (pavers) sujeitos às solicitações leves. Para tanto serão confeccionados pavers com diferentes consumos de cimento, 300, 350 e 437 kg/m3, com e sem a substituição, que após a caracterização da CBC serão submetidos à ensaios de resistência à compressão conforme o exigido pela ABNT NBR 9781:2013. Os primeiros resultados demonstram que a CBC contribui para a melhora das características mecânicas dos pavers confeccionados, além de apresentar uma real redução no consumo de cimento.
Palavras-chave: Cinza do bagaço da Cana-de-açúcar
Paver
Resistência à compressão
Consumo de cimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2452
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DA REDUÇÃO DO CONSUMO DE CIMENTO EM PAVERS FABRICADOS COM CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)499.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.