EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2450
Tipo: Artigo
Título: CHUVAS INTENSAS EM CASCAVEL, FOZ DO IGUAÇU E TERRA RICA: VAZÕES E INTENSIDADE PLUVIOMÉTRICA
Autor(es): PITTA, Thamyris Caldas
AMORIM, Milena Viais
BERNARDO, Thailiny
Abstract: As equações de chuvas intensas têm sido usadas como importante ferramenta para o dimensionamento de obras hidráulicas, visto que a frequência de inundações tem aumentado. Com o intuito de reduzir as inundações, o dimensionamento de obras hidráulicas é realizado com base em dados de vazões, que podem ser determinados por meio de equações de chuvas intensas. Devido à falta de informação sobre o assunto nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Terra Rica, todas localizadas no estado do Paraná, o trabalho teve como objetivo obter essas equações para os três municípios, a partir dos parâmetros determinados para os dois modelos de distribuição de probabilidade, foram geradas as curvas de intensidade-duração-frequência para cada região, para os tempos de retorno de 5, 10, 50 e 100 anos e duração de 5, 10, 20, 50 e 100 minutos. A região de Cascavel consiste em uma exceção no terceiro planalto, onde a maior parte dos municípios da região oeste possui clima subtropical mesotérmico. Isto ocorre devido à sua altitude consideravelmente elevada, aproximando-se da altitude de municípios do primeiro e segundo planalto.
Palavras-chave: Chuvas intensas
IDF intensidade-duração-frequência
Obras hidráulicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2450
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHUVAS INTENSAS EM CASCAVEL, FOZ DO IGUAÇU E TERRA RICA - VAZÕES E INTENSIDADE PLUVIOMÉTRICA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)405.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.