EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2447
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE NÃO LINEAR FÍSICA DE TRELIÇAS PLANAS POR ELEMENTOS FINITOS CONSIDERANDO A MECÂNICA DO DANO
Autor(es): SOUZA, Luiz Antonio Farani de
Abstract: Treliça é uma estrutura constituída por elementos lineares que podem estar dispostos em diversos planos - estruturas bidimensionais ou tridimensionais. Usualmente são construídas em madeira ou aço, sendo relativamente leves e indicadas para superar grandes vãos ou suportar carregamentos elevados. Para efeito de projeto, deseja-se conhecer o carregamento último de colapso e sua resposta força aplicada versus deslocamento. Na atualidade, sistemas em treliças de dimensões e complexidade cada vez maiores têm sido usados numa grande variedade de aplicações práticas da engenharia. A capacidade de cobrir grandes vãos e áreas com relações resistência/peso eficientes, frequentemente fazem das estruturas treliçadas as mais econômicas em termos de materiais e custo global. Neste artigo são apresentadas análises numéricas de treliças planas por meio do Método dos Elementos Finitos considerando o efeito da não linearidade física. Um código computacional é desenvolvido, em teoria dos pequenos deslocamentos, para a determinação da trajetória de equilíbrio da estrutura. O sistema de equações não lineares é solucionado com o método incremental e iterativo de Newton - Raphson associado à técnica de continuação Controle de Deslocamento Generalizado. O material é descrito por um modelo constitutivo baseado na Mecânica do Dano Contínuo, com a possibilidade de prever o comportamento diferenciado à tração e à compressão. Os resultados numéricos de problemas de treliças planas obtidos a partir do programa computacional desenvolvido são confrontados com os resultados teóricos ou numéricos disponíveis na literatura. A modelagem proposta apresenta potencialidade na simulação numérica do comportamento estrutural de treliças planas devido a sua reduzida complexidade e baixo custo computacional.
Palavras-chave: Elementos Finitos
Mecânica do Dano
Não linearidade física
Treliça plana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2447
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE NÃO LINEAR FÍSICA DE TRELIÇAS PLANAS POR ELEMENTOS FINITOS CONSIDERANDO A MECÂNICA DO DANO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)507.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.