EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2446
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE NUMÉRICA DE VIGAS CELULARES CONSIDERANDO AS IMPERFEIÇÕES FÍSICAS COM A VARIAÇÃO DAS IMPERFEIÇÕES GEOMÉTRICAS
Autor(es): FERREIRA, Felipe Piana Vendramell
MARTINS, Carlos Humberto
ROSSI, Alexandre
VIEIRAI, Washington Batista
Abstract: O Método dos Elementos Finitos (MEF) originou-se da necessidade de se desenvolver procedimentos aproximados que pudessem ser aplicados independente da forma da estrutura e do tipo de carregamento, dentro da precisão aceitável para um problema de engenharia. As vigas alveolares são apropriadas para vencer grandes vãos ou para condições em que a deformação condiciona o dimensionamento. Em específico, as vigas celulares apresentam forte apelo arquitetônico devido ao grande número de possibilidades alcançados com os mais diversos tipos de diâmetros. Outra importante vantagem das vigas celulares é a possibilidade da passagem de dutos de utilidades dentro das aberturas, evitando corte na alma ou aumento da altura da construção, que ocorre necessariamente quando os dutos passam sob as vigas. Neste trabalho, apresenta-se uma análise numérica de vigas metálicas em perfis laminados de abas paralelas com alvéolos circulares, assim denominadas de vigas celulares, utilizando-se para isso do software ABAQUS, sendo simuladas por meio da aplicação de carga concentrada e das condições de contorno que permitam simular o vínculo de garfo. Além disso, junto as condições de contorno, simulou as imperfeições físicas com a variação das imperfeições geométricas. Analisa-se também a flambagem lateral com torção (FLT) em vigas celulares por meio do software ABAQUS, visando a obtenção do momento crítico em função da esbeltez. Verificou-se que não houve diferenças significativas entre os valores do momento crítico obtidos no ABAQUS, o cálculo analítico da NBR 8800:2008 e o procedimento proposto por Abreu, Fakury e Castro e Silva (2010). Porém, com a variação das imperfeições geométricas, notou-se diferença entre os valores dos momentos críticos.
Palavras-chave: ABAQUS
Análise Numérica
Momento Crítico
Vigas Celulares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2446
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE NUMÉRICA DE VIGAS CELULARES CONSIDERANDO AS IMPERFEIÇÕES FÍSICAS COM A VARIAÇÃO DAS IMPERFEIÇÕES GEOMÉTRICAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)687.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.