EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2444
Tipo: Artigo de Evento
Título: ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA: DIAGNÓSTICO DAS CALÇADAS DO BAIRRO JARDIM ALVORADA, CIDADE DE MARINGÁ – PR
Autor(es): AMORIM, Tathyane Camara de Souza
LISOT, Aline
Abstract: As calçadas são um local de circulação pública e, portanto, devem ser acessíveis a todos. Porém a situação real é diferente do desejado, onde as mesmas muitas vezes não possuem acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida e apresentam obstáculos para estas. Com o objetivo de obter um diagnóstico sobre a situação das calçadas no município de Maringá, quanto à acessibilidade para pessoa com mobilidade reduzida, desenvolveu-se o presente trabalho, com a metodologia de visita em campo para o levantamento da situação e para a classificação das calçadas quanto à acessibilidade. Utilizou-se do SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil para elaboração de um orçamento para execução de calçada em um lote padrão, segundo modelo proposto pela prefeitura do Município de Maringá. A situação encontrada merece atenção visto que 70% das calçadas possuem algum tipo de irregularidade e 100% dos rebaixos de guia para passagem de pedestres estavam irregulares ou não existiam. O valor para a demolição da calçada irregular e construção de uma nova é de 1.661,08 reais, sendo este um valor alto, porém compensativo quando considerados os benefícios da regularização.
Palavras-chave: Acessibilidade
Inclinação de calçadas
Mobilidade
Rebaixo de guia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2444
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA - DIAGNÓSTICO DAS CALÇADAS DO BAIRRO JARDIM ALVORADA, CIDADE DE MARINGÁ - PR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)330.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.