EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2439
Tipo: Artigo de Evento
Título: LEVANTAMENTO DE TRAÇOS DE METAIS PESADOS NO RIO DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ
Autor(es): VILLWOCK, Fernando Henrique
CRISPIM, Jefferson de Queiroz
ROCHA, José Antônio da
Abstract: O presente estudo foi realizado no Rio do Campo, no município de Campo Mourão – PR nos anos de 2014/15. Sendo um dos principais mananciais de abastecimento do município, contribuindo com 80% da água servida à população. Além do uso para o abastecimento público as águas do rio do Campo ainda são utilizadas para diluição de esgoto tratado, dessedentação animal e abastecimento de pulverizadores para aplicação de defensivos agrícolas. A bacia hidrográfica do rio do Campo possui 7% de sua área urbanizada e 74% ocupada para utilização agrícola. Por ser um manancial de abastecimento e sabendo que as atividades desenvolvidas na bacia hidrográfica geram resíduos que podem comprometer a qualidade da água do manancial, considera-se importante a realização do monitoramento e o estudo da qualidade da água desta bacia. O objetivo do trabalho foi detectar a presença de metais pesados nos sedimentos de fundo, do rio do Campo no município de Campo Mourão-PR. Os parâmetros avaliados foram a vazão, carga suspensa e elementos traços como Pb (chumbo) e Cd (cádmio). Sendo que esses parâmetros foram escolhidos levando-se em consideração as atividades desenvolvidas na bacia hidrográfica estudada, e por estarem entre os parâmetros monitorados com maior frequência na avaliação da qualidade da água.
Palavras-chave: Monitoramento
Resultado
Rio do Campo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2439
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEVANTAMENTO DE TRAÇOS DE METAIS PESADOS NO RIO DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)494.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.