EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2430
Tipo: Artigo de Evento
Título: HIDRÓLISE DO ÓLEO DE CANOLA UTILIZANDO ÁGUA SUBCRÍTICA
Autor(es): MELLO, Bruna Tais Ferreira de
SILVA, Camila da
Abstract: O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito das variáveis temperatura, pressão e razão mássica (óleo: água) na hidrólise do óleo de canola. Os experimentos foram conduzidos em um reator tubular contínuo, utilizando água no estado subcrítico, 50% de n-hexano como cossolvente (em relação à massa de óleo) em diferentes tempos de residência. Os estudos cinéticos demonstraram que o teor de ácidos graxos livres (AGLs) aumentou significativamente com o acréscimo de temperatura, pressão e tempo de residência na reação. O aumento da razão mássica óleo: água de 1:1 para 1:2 foi eficiente para a obtenção de maiores teores de AGLs, no entanto, a proporção mássica de 1:3 não ocasionou efeito significativo no teor de AGLs, sendo que possivelmente a reação tenha atingido o equilíbrio. Os resultados relataram ~90% de AGLs alcançados na razão mássica 1:2, 15 MPa, 305 °C e 14,25 minutos de reação.
Palavras-chave: Água subcrítica
Hidrólise
Óleo de canola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2430
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIDRÓLISE DO ÓLEO DE CANOLA UTILIZANDO ÁGUA SUBCRÍTICA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)314.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.