EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2426
Tipo: Artigo de Evento
Título: SUSTENTABILIDADE: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E FORMAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): LINKE, Paula Piva
FRANCHINI, Sandra
Abstract: A crise ambiental é uma realidade e exige novos olhares sobre os sistemas produtivos. Este texto tem por objetivo fazer uma breve discussão teórica acerca da necessidade de implantação da educação ambiental nos cursos de graduação em moda. Para este texto utilizo como metodologia a revisão de literatura, que nos possibilita ter um olhar mais amplo referente às publicações e discussões atuais sobre o assunto. A discussão aqui presente divide-se em três seções além desta introdução e da conclusão. Início a reflexão apresentando o conceito de sociedade de risco, em seguida faço uma breve análise do conceito de sustentabilidade apontando a necessidade de se envolver a educação ambiental para promover a conscientização. Na terceira e última seção apresenta-se uma reflexão acerca da necessidade de promover a conscientização ambiental e preparar o profissional para essa nova realidade. A crise ambiental mostra-se de forma complexa e traz consigo riscos emergentes e passivos ambientais que comprometem a qualidade de vida e o meio ambiente. Frente a esta problemática, reflexões acerca das questões ambientais estão se desenvolvendo para minimizar a situação atual. É necessário promover mudanças de comportamento que levem a ações mais efetivas no que diz respeito à proteção ao meio ambiente e essas mudanças podem ser alcançadas por meio da educação ambiental aplicada diretamente por meio de disciplinas que discutam sustentabilidade dentro dos processos produtivos e incentivem os alunos a se tornarem conscientes e profissionais capazes de lidar com os problemas ambientais que a indústria causa.
Palavras-chave: Crise ambiental
Moda
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2426
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUSTENTABILIDADE - CONCEPÇÕES TEÓRICAS E FORMAÇÃO SUPERIOR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)300.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.