EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2423
Tipo: Artigo de Evento
Título: AGROECOLOGIA AMBIENTAL, COPAVI – COOPERATIVA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA VITÓRIA, EM PARACITY – PR
Autor(es): SERRA, Elpídio
SIMÕES, Thalles Santos
TEIXEIRA, Amália de Castro
TEIXEIRA, Viviane Martins de Souza
Abstract: Surgindo como uma alternativa para enfrentar os problemas gerados pelo modelo da agricultura convencional industrial, estabelecida com a revolução verde, a agroecologia veio para ficar na Copavi, procurando abordar a prática do sistema de produção agroecológico como opção para o desenvolvimento que contemple as necessidades da biodiversidade do planeta, mas que também represente possibilidade de emancipação financeira de produtores familiares, aqui destacados os assentados do INCRA, independentemente de serem assentamentos coletivos ou individuais, considerando o mercado de produtos orgânicos emergente e de grande afinidade com os movimentos sociais pela terra, por absorverem e valorizarem a mão de obra rural e permitirem a estes trabalhadores a conexão com a cidade através de um produto de cada vez maior procura e aceitação pela sociedade. Foi feito um recorte espacial utilizando-se como exemplo, a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda., um assentamento coletivo do MST em Paranacity, no Estado do Paraná, onde a venda de produtos de agricultura agroecológica tem representado o meio para a emancipação econômica do assentamento. Sendo assim foi realizada uma visita pela turma de Colonização e Reforma Agrária, do curso de Mestrado em Geografia da UEM, sob a orientação do Prof. Dr. Elpídio Serra. O local escolhido para a visita foi a COPAVI. A cooperativa é um dos exemplos de assentamentos coletivos do MST, referência em termos de viabilidade econômica e estabilidade de sua organização. O objetivo deste trabalho é o de enfocar as questões relacionadas à agroecologia enquanto prática econômica e ambiental, apresentando um diferencial do assentamento, já gerando produtos para exportação, que exprimem duas ideologias: a da agricultura agroecológica e a dos produtos de reforma agrária.
Palavras-chave: Agroecologia
Assentamento
Copavi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2423
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGROECOLOGIA AMBIENTAL, COPAVI – COOPERATIVA DE;PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA VITÓRIA, EM PARACITY - PR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)434.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.