EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2422
Tipo: Artigo
Título: TRATAMENTO DE SEMENTES NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO MILHO
Autor(es): BIAZOTO, Marcos dos Santos
KABAYASHI, Bruno Kazuo Malfato
BARZON, Leandro Michalczuk
SANTOS, Thiago Henrique dos
SANTANA-GOMES, Simone de Melo
SILVA, Elizeu Junior da
Abstract: Nas últimas décadas, a adoção conjunta de técnicas adequadas de cultivo vem promovendo um aumento expressivo no rendimento das lavouras de milho, possibilitando o seu intenso uso. Entretanto, a produtividade da cultura vem sendo demasiadamente limitada em função da presença de pragas, como por exemplo, os percevejos. A densidade populacional desses insetos é influenciada pelo não revolvimento do solo e pela presença de restos culturais na lavoura, provocados pela adoção do sistema plantio direto (SPD), onde as interações entre as espécies são bem mais intensas do que no sistema de manejo de solo convencional. Os danos causados por esses insetos estão relacionados ao fato de se alimentarem principalmente de plântulas, logo após a germinação das sementes. Desse modo, impedem o bom desenvolvimento da planta em sua fase jovem, o que posteriormente resultará em um decréscimo na produtividade. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de inseticidas aplicados no tratamento de sementes no controle de Dichelops furcatus na cultura do milho. O experimento foi realizado no município de Brasilândia do Sul, Paraná, na fazenda Sarinda. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com seis repetições e seis tratamentos, sendo eles abamectina (Avicta 500 FS®), bifentrina + imidacloprido (Rocks®), imidacloprido (Picus®), imidacloprido + tiodicarbe (Cropstar®), tiametoxam (Cruiser 350 FS®) e testemunha (sem inseticida). O método de cultivo adotado para a realização do trabalho foi no sistema plantio direto (SPD), em área anteriormente cultivada com soja. As sementes utilizadas foram do cultivo Agroceres 8088 PRO2. Os inseticidas foram aplicados diretamente nas sementes, imediatamente antes da semeadura. Avaliou-se aos 10, 20 e 30 dias após a emergência das plantas (DAE), o número de plantas danificadas pelos percevejos; altura das mesmas aos 30 e 60 DAE; comprimento, diâmetro, massa da espiga e produtividade. Os inseticidas Avicta 500 FS®, Cropstar® e Picus® controlaram eficientemente a praga até 30 DAE. A menor ocorrência de plantas acamadas foi observada nas parcelas tratadas com Cropstar® e Cruiser 350 FS®. Quanto às variáveis, comprimento, diâmetro, massa de grãos e produtividade, os resultados mais promissores foram encontrados nas parcelas tratadas com Avicta 500 FS®, Cropstar® e Picus®. O tratamento de sementes de milho com inseticidas influenciou diretamente a produtividade da cultura, obtendo-se 40% de eficiência quando comparado à testemunha. Esse método pode ser considerado como sendo um dos mais eficientes para o controle de pragas incidentes da cultura do milho. Por ser uma espécie pouco estudada, estudos com outras classes de inseticidas devem ser feitos para avaliar o comportamento de D. Furcatus após o tratamento de semente do milho, a fim de que se possa comparar a sua eficiência.
Palavras-chave: Inseticidas
Plantio direto
Produtividade
Zea mays L.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2422
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRATAMENTO DE SEMENTES NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO MILHO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)257.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.