EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2419
Tipo: Artigo de Evento
Título: VOZ NA POLÍTICA: PSICODINÂMICA E CARACTERÍSTICAS VOCAIS
Autor(es): FREITAS, Glaucia Mayra de
SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de
Abstract: Na análise das habilidades gerais de comunicação, leva-se em consideração se há ou não dificuldades de comunicação em relação à fluência da fala, construção sintática, expressão das ideias, comunicação gráfica e audição. Havendo qualquer alteração em um desses aspectos poderá ocasionar a instalação e a manutenção de quadros de disfonia. O político é o orador de expressão mais completa e brilhante sendo que a ele compete enfrentar o público em pequenos comitês ou em multidões agitadas. Ao político cabe a responsabilidade de transmitir ideias novas, mensagens e, por meio de sua voz, conduzir a verdade, a ordem e a esperança. Para o político conseguir a atenção de uma plateia ao expor suas ideias, não basta saber o que falar e, sim, como falar. A linguagem oral constitui-se em uma importante forma de comunicação utilizada pelo homem, capaz de transmitir emoções e sentimentos pela própria voz. Em se tratando de profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, ela ainda ocupa papel de ser sua fonte geradora de trabalho. Este artigo tem como objetivo relacionar as características da voz de políticos com a impressão causada nos ouvintes, comparando-as com os resultados das eleições. A metodologia consiste na gravação das vozes dos políticos e, após a coleta dos dados, utilizam-se dois questionários nos quais são aplicados aos juízes participantes para analisarem as vozes gravadas dos candidatos às Eleições Municipais de certa cidade do Paraná. Para a análise dos dados usa-se o programa estatístico SPSS. Espera-se que, com os resultados deste trabalho, os políticos que participaram da pesquisa se conscientizem da importância do uso correto de sua voz para o bom desempenho de sua campanha eleitoral.
Palavras-chave: Clareza
Credibilidade
Honestidade
Psicodinâmica
Segurança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2419
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VOZ NA POLÍTICA - PSICODINÂMICA E CARACTERISTICAS VOCAIS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)364.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.