EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2415
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE KINESIO TAPING EM ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA
Autor(es): PAES, Paulo Henrique Horvath
WITTIG, Daniela Saldanha
COELHO, Kelley Cristina
MACHADO, Michelle Cardoso
CAPPELLAZZO, Renata
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Abstract: Segundo estudos epidemiológicos afirmam que a lombalgia atinge cerca de 50% a 80% da população em geral onde a maioria dos quadros álgicos lombares é causada por estiramentos gerados sobre os tecidos moles que circundam a coluna lombar, como ligamentos e músculos. O seguinte estudo busca investigar sobre a influência da aplicação da técnica Kinesio Taping em estudantes do curso de arquitetura e urbanismo que apresentem sintomas de lombalgia, demonstrando deste modo sobre os benefícios que a técnica apresenta a esta patologia. Durante sua vida acadêmica estes estudantes acabam por desenvolver lombalgias decorrentes em sua maioria por adoção de posturas inadequadas durante a realização de suas atividades. Onde desta forma foram selecionados de forma aleatória os acadêmicos que apresentavam dor lombar, sendo divididos em dois grupos denominados de GC (Grupo Controle) e GT (Grupo Tratamento), ambos contendo metade da amostra total. Desta forma foi realizada a aplicação dos questionários Oswestry para avaliação da incapacidade gerada pela dor lombar, juntamente ao Inventário Breve de Dor (IBD) que se expressa de forma visual analógica. Ambos foram aplicados antes e após o tratamento desta forma avaliando a debilidade perante a dor lombar dos acadêmicos. Através da interpretação dos questionários ficou por meio deste comprovado que a aplicação das bandagens elásticas funcionais apresenta um fator positivo para a diminuição do quadro álgico lombar dos acadêmicos, e que o mesmo apresentou ampliou a qualidade de vida dos mesmos.
Palavras-chave: Kinesio Taping
Arquitetura e Urbanismo
Bandagem Elástica Funcional
Dor Lombar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2415
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE KINESIO TAPING EM ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)316.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.