EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2410
Tipo: Artigo
Título: EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO AERÓBICO NA REATIVIDADE CARDIOVASCULAR INDUZIDA PELO TESTE DE GELO EM MULHERES PÓS-MENOPAUSADAS
Autor(es): SILVA, Jhenephan Macedo da
CARDOSO JUNIOR, Crivaldo Gomes
Abstract: O climatério é um período da vida da mulher, que compreende a faixa etária de 40 a 65 anos. A menopausa é um evento natural deste período, marcado pela a última menstruação. Especula-se que nesta fase a mulher fica mais suscetível a eventos que podem causar agravamento do risco cardiovascular. A reatividade cardiovascular pode mensurar este risco e o exercício tem sido uma forma de intervenção para diminuição da reatividade. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito de uma sessão aguda de exercício aeróbio na reatividade cardiovascular de mulheres na pós-menopausa. Foram recrutadas através de entrevistas nove mulheres de 46 a 60 anos na pós-menopausa. Estas foram submetidas a duas sessões: exercício e controle, durante 45 minutos. E realizaram experimento de nocicepção (teste de gelo) pré e pós-exercício. A análise estatística empregada foi ANOVA 3-way, Post-Hoc de Newman-Keuls, p<0 ,05. Houve diferença significativa na PAS nos momentos pré entre as sessões, demonstrando que no momento pré da sessão controle os valores foram superiores e se manterão assim no gelo e recuperação. A PAD obteve aumento durante o teste em ambas as sessões, enquanto a FC reduziu. Na variação liquida, não houve diferenças significativas na resposta da PAS, porém houve uma tendência de diminuição na reatividade na sessão exercício. Detectou-se atenuação da PAD no momento pós-exercício. E demonstrou ambas as sessões houve aumento significativo da FC durante o teste de gelo. Conclui-se que o teste de gelo foi eficaz para medir a reatividade cardiovascular e o exercício aeróbico promove atenuação desta reatividade, sobretudo pelo seu efeito na PAD.
Palavras-chave: Reatividade cardiovascular
Pós-menopausa
Exercício
Exercício agudo
Nocicepção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2410
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO AERÓBICO NA REATIVIDADE CARDIOVASCULAR INDUZIDA PELO TESTE DE GELO EM MULHERES PÓS-MENOPAUSADAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)534.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.