EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2408
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESCORES PROGNÓSTICOS EM PANCREATITE AGUDA: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): HATOUM, Ualid Saleh
EGGER, Julio Cesar
FERNANDES, Marcelo da Silva Pereira
FRACASSO, Luiz Alfredo Calvo
ARAUJO, Rafael Faversani de
MURAD, Ivan
Abstract: A pancreatite aguda está entre as maiores causas de admissão hospitalar por disfunção gastrointestinal no mundo. Nota-se um aumento anual em sua incidência com diminuição da taxa de letalidade, ainda assim com taxa de mortalidade inalterada ao longo dos anos. É reconhecida a importância de se classificar o paciente de acordo com os critérios de gravidade, a fim de prover atenção e suporte adequados. A Classificação de Atlanta de 1992 foi revisada em 2012 e estratifica a pancreatite aguda em: leve, moderada grave e grave. A disfunção orgânica persistente por mais de 48 horas após admissão e o desenvolvimento de necrose pancreática são os principais marcadores de gravidade com aumento da mortalidade. Dessa forma, recomenda-se a avaliação sistemática por meio de escores prognósticos depois de estabelecida a pancreatite. Desde os primeiros critérios prognósticos de gravidade desenvolvidos por Ranson e cols em 1974, há o desafio de se conseguir prever a evolução de cada paciente de acordo com seus dados clínicos, laboratoriais e de imagem, por meio de sistemas que sejam confiáveis e ao mesmo tempo práticos em sua aplicação. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura, a fim de atualizar médicos não especialistas e outros profissionais de saúde em relação a esses escores de gravidade em pancreatite aguda.
Palavras-chave: Pancreatite aguda
Critérios de gravidade
Índices prognósticos
Escores prognósticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2408
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCORES PROGNÓSTICOS EM PANCREATITE AGUDA - REVISÃO DE LITERATURA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)417.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.