EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2407
Tipo: Artigo de Evento
Título: JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
Autor(es): BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
FERNANDES, Juliana Gomes
SILVA, Monica Angélica Cardoso
PEREIRA, Rafael Mendes
ALENCAR, Tatiane Romanini Rodrigues
ALVES, Suelen Priscila Ferreira
Abstract: Os processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Jogos
Anatomia Humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2407
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)538.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.