EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2403
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPLICAÇÕES DOS DESVIOS NUTRICIONAIS GESTACIONAIS SOBRE O PESO AO NASCER DE RECÉM NASCIDOS ATENDIDOS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMAS – TOCANTINS
Autor(es): SOUSA, Dayse Kellen Santos de
BORGES, Natália Rodrigues
PEREIRA, Renata Junqueira
CASTRO, José Gerley Diaz
Abstract: O estado nutricional materno relaciona-se intrinsecamente ao estado nutricional do concepto, por isso, o acompanhamento nutricional gestacional é o preconizado. O presente estudo teve como objetivo avaliar as prevalências de recém-nascidos com baixo peso ao nascer ou grandes para idade gestacional, entre as crianças atendidas na rede pública de saúde de Palmas, correlacionando-se tais prevalências aos distúrbios nutricionais maternos pré-natais. Tratou-se de uma pesquisa de cunho transversal, em que os sujeitos foram gestantes e seus recém-nascidos. A pesquisa incluiu a aplicação de questionário elaborado para o estudo, além da utilização de quadro de acompanhamento antropométrico gestacional; do gráfico de acompanhamento nutricional da gestante, conforme preconizado pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Brasil; questionário de frequência de consumo alimentar na gestação e coletas de dados nas bases do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde. Houve associação significativa, desfavorável, do peso ao nascer com o estado nutricional materno, a idade materna, a evolução do ganho ponderal materno e o estado nutricional atual materno. Tais associações ressaltam a necessidade de assistência nutricional pré-natal precoce e contínua às gestantes, o que contribuirá para a diminuição dos índices de mortalidade materno-infantil e demais evoluções desfavoráveis nesse contexto.
Palavras-chave: Estado nutricional
Gestantes
Palmas
Serviço Público de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2403
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMPLICAÇÕES DOS DESVIOS NUTRICIONAIS GESTACIONAIS SOBRE O PESO AO NASCER DE RECÉMNASCIDOS ATENDIDOS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMAS – TOCANTINS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)241.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.