EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2400
Tipo: Artigo de Evento
Título: BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
Autor(es): MARTINS, Adão Dias
TEIXEIRA, Estela Rossetti
MILANI, Rute Grossi
Abstract: Comunidade Terapêutica - CT é uma forma de tratamento residencial, que visa ajudar dependentes químico no seu amadurecimento pessoal e favorecer sua reinserção à sociedade, reabilitação física, psicológica, sendo o próprio dependente o principal responsável pelo tratamento. A dependência é uma relação disfuncional entre um indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância psicoativa, sendo vista como uma síndrome, determinada a partir de diversos fatores de risco, aparecendo em cada indivíduo de maneira distinta. É um desejo compulsivo de obtenção da substância, a qualquer custo, sendo uma necessidade tanto biológica quanto psicológica. Este artigo objetivou compreender o processo de tratamento de dependentes químico em uma comunidade terapêutica - CT. Dessa forma foi realizada uma pesquisa qualitativa, convidando 10 usuários adictos em tratamento em uma CT a participar da pesquisa. Assim foi realizado entrevistas através de um roteiro semi-estruturado com os internos, enfocando os seguintes temas: busca pelo tratamento, pedagogia e resultados percebidos. Os resultados apontam segundo relato dos usuários após um período dentro da comunidade mudanças ocorridas como a recuperação da autoestima e a aquisição de fortalecimento emocional para permanecerem sóbrios no pós-tratamento. Fica perceptível que a comunidade terapêutica oferece um tratamento eficaz e que é possível a recuperação dos mesmos, desde que haja adesão por parte do usuário.
Palavras-chave: Comunidade terapêutica
Drogas
Tratamento
Usuário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2400
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)327.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.