EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2399
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO E PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO NA POPULAÇÃO MATERNO-INFANTIL, ATENDIDA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE PALMAS – TOCANTINS
Autor(es): BORGES, Natália Rodrigues
SOUSA, Dayse Kellen Santos
PEREIRA, Renata Junqueira
Castro, José Gerley Diaz
Abstract: A população materno-infantil da cidade de Palmas foi o objeto de estudo da pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e pela Universidade Federal do Tocantins, e financiada pelo CNPQ. Este estudo buscou avaliar a prevalência de crianças em aleitamento materno e as principais limitações do ato amamentar entre as puérperas atendidas pela rede pública de saúde, da cidade de Palmas, Tocantins. Entre julho de 2011e julho de 2012 foram aplicados os questionários às puérperas. Como principais resultados constatou-se que 64% das entrevistadas praticavam e aleitamento materno exclusivo e 4% aleitamento artificial. Pode-se notar que essa população reconhece a relevância da prática da amamentação e aquelas mães que não o fazem dão como motivos principais: os problemas relacionados à saúde da mama, “leite fraco” e “o leite não sustenta a criança”. Maiores esclarecimentos sobre amamentação figuram como estratégias importantes de promoção de saúde nesta população.
Palavras-chave: Amamentação
Crianças
Leite materno
Palmas – TO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2399
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARACTERIZAÇÃO E PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO NA POPULAÇÃO MATERNOINFANTIL, ATENDIDA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE PALMAS – TOCANTINS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)351.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.