EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2394
Tipo: Artigo
Título: EPIDEMIOLOGIA DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DE DUAS CRECHES EM MARIALVA-PR
Autor(es): ABREU, Ana Paula de
TESTON, Ana Paula Margioto
PAULA, Carina Alves de
RIBAS, Adriana Danmvolf
Abstract: As parasitoses estão entre as doenças negligenciadas com maior prevalência em países de clima tropical. Acometem principalmente crianças devido o maior contato com as formas de transmissão no ambiente. Objetivou-se avaliar duas creches do município de Marialva-PR, utilizando-se exames parasitológicos de fezes (EPF) pelos métodos de Hoffman, Pons & Janer ou Lutz e o método de Faust, e o questionário epidemiológico, com o intuito de estabelecer relação entre o número de crianças parasitadas e as condições socioeconômicas. 16 Os resultados dos EPF mostrou baixa incidência de parasitoses nas crianças da creche A, onde apenas 5% das crianças estavam positivas para Entamoeba coli. Na creche B, 46% das crianças estavam parasitadas com Giardia lamblia, 10% com E. coli e 4% com Endolimax nana. Os resultados refletem condições de vida distintas entre as crianças das duas creches, a qual reflete em melhores condições sanitárias e de higiene. A maior prevalência de enteroparasitoses foi relacionada com crianças que não tem o habito de lavar as mãos antes das refeições e após uso do sanitário ou que lavam apenas às vezes, destacando a necessidade de implantação de medidas educativas de higiene e prevenção de parasitoses.
Palavras-chave: Crianças
Creches
Giardia lamblia
Epidemiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2394
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPIDEMIOLOGIA DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DE DUAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)365.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.