EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2391
Tipo: Artigo de Evento
Título: QUALIDADE DE VIDA E CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE
Autor(es): MOREIRA, Felipe Gutierre
MELO, Willian Augusto de
CARDOSO, Jaqueline Benatto
Abstract: A doença renal crônica leva a lesão dos rins com perda irreversível de suas funções sendo as principais causas a hipertensão arterial e o diabetes mellitus, mas quando diagnosticada rapidamente, a conduta adequada reduz os custos e o sofrimento dos pacientes, sendo a diálise o tratamento de escolha. As doenças crônicas são um grupo de patologias que provocam modificações no estilo de vida das pessoas e interferem em sua qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo verificar a qualidade de vida de pacientes portadores de IRC submetido ao tratamento de hemodiálise. Trata-se de um estudo descritivo e transversal onde participaram 85 pacientes, de ambos os sexos, em tratamento de hemodiálise no município de Maringá-PR. Os dados foram obtidos por meio de dois instrumentos, o primeiro com dados sociodemográficos e o segundo é o WHOQOL-BREF que contem 26 questões estruturadas sobre a vida cotidiana do paciente renal crônico divididas em quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Com o questionário WHOQOL-BREF, permitiu observar que os domínios físicos e psicológicos são os que mais interferem na qualidade de vida dos pacientes em hemodiálise. Observou-se que os pacientes com IRC em hemodiálise sofrem mais limitações no seu estado físico e psicológico. Apesar das limitações, estes pacientes em tratamento hemodialítico, terapia considerada inevitável e inadiável, não podem abandonar a luta e a busca por uma melhor qualidade de vida, e a atuação do enfermeiro auxilia no suprimento de suas necessidades transmitindo uma relação de confiança e proporcionando maior segurança no tratamento.
Palavras-chave: Enfermagem
Hemodiálise
Insuficiência renal crônica
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2391
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUALIDADE DE VIDA E CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)265.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.