EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328
Tipo: Artigo
Título: AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Autor(es): BUENO, Franciele dos Santos
ALMEIDA, Hêmilly Lima de
BURGO, Ozilia Geraldini
Abstract: A pesquisa tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada, possibilitando que as crianças autistas incluídas no espaço escolar tenham direito aos serviços de apoio especializado além de intervenção pedagógica multidisciplinar no ambiente escolar. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente na qual será delineada uma visão geral sobre a concepção do Autismo, sintomas e processo de desenvolvimento de aprendizagem. A inclusão, hoje, já é uma realidade no contexto escolar. As crianças com autismo têm assegurado sua participação no ensino regular, público e particular. No entanto, a qualidade do profissional e das instituições para acolher este público é muito questionada por não ter a formação para lidar com estas crianças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem fechar a lacuna criada pelo ingresso de crianças com necessidades educacionais especiais ao ensino regular, como uma tentativa de garantir o acesso destas crianças as mesmas oportunidades oferecidas às crianças sem deficiência. Para que isso ocorra, o professor deve conhecer como são essas crianças autistas e ao mesmo tempo inserir ao processo educativo os apoios ou intervenções necessárias para promover o aprendizado e convívio desta criança de acordo com os parâmetros legais. Espera-se com essa pesquisa conhecer o referencial teórico sobre o autismo além de verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada com um trabalho de intervenção multidisciplinar, possibilitando que as crianças autistas participem de uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Autismo
Intervenção pedagógica
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
franciele_dos_santos_bueno.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)394.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.