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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2307
Tipo: | Artigo |
Título: | O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA |
Autor(es): | ALEMIDA JUNIOR, Ezequiel Lima de SILVA, Marcelo José da |
Abstract: | A língua inglesa alcançou um status de língua global e sua influência pode ser notada em diversas áreas do mundo moderno. A relevância do idioma resultou na inclusão quase obrigatória do seu ensino no currículo das escolas brasileiras como língua estrangeira moderna. Embora tenhamos um discurso positivo acerca da importância da língua inglesa, não há garantias de que a língua seja desenvolvida nas quatro habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever), de forma a garantir um desempenho proficiente do aprendiz, em um contexto de língua estrangeira, como é tratado o ensino de inglês no Brasil. É possível verificar que a aprendizagem deste idioma não tem se efetivado nas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à produção oral. O presente estudo tem por objetivo verificar quais fatores podem contribuir para a fossilização de formas inadequadas na pronúncia dos aprendizes de língua estrangeira inglesa em uma escola pública de ensino fundamental no município de Arapiraca - AL. Para alcançarmos o objetivo proposto verificaremos o espaço concedido ao ensino da oralidade, com ênfase na pronúncia, no método de ensino utilizado nesta escola e ainda, se, e como, ocorre o ensino de pronúncia na aula de língua inglesa. Para tanto será realizada uma análise dos planos de ensino e de aula dos professores de língua inglesa da escola em questão, bem como os materiais didáticos utilizados nas aulas de inglês. A pesquisa qualitativa empregará os pressupostos das pesquisas documental e bibliográfica. Serão utilizados para embasamento teórico os escritos acerca das metodologias de ensino de língua estrangeira, e do ensino de pronúncia. Espera-se com esta pesquisa identificar como se dá o processo de ensino-aprendizagem da oralidade da língua inglesa, com ênfase na pronúncia, e ainda, identificar o espaço concedido ao trabalho com a pronúncia em sala de aula. Vislumbramos apontar direcionamentos para que o ensino da língua inglesa seja efetuado de forma mais eficaz, auxiliando os alunos a superar as dificuldades para a pronúncia correta, que podem resultar em uma má-interpretação pelo interlocutor. |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Inglesa Métodos de ensino Oralidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2307 |
Data do documento: | 23-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ezequiel_lima_de_almeida_junior.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018) | 395.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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