EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
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Tipo: Artigo
Título: DIFERENÇAS E APLICABILIDADES DAS METODOLOGIAS: EXTREME PROGRAMMING (XP), HÍBRIDO, FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT (FDD), KANBAN E SCRUM
Autor(es): ALCANTARA, Eduardo Berbet de
FREITAS, Janaina Aparecida de
Abstract: Em um ambiente de desenvolvimento de software cada vez mais competitivo, complexo e com numerosas metodologias, é relevante e até mesmo essencial, possuir uma fundamentação sobre os principais métodos e ferramentas de desenvolvimento, suas diferenças marcantes e seus melhores casos de uso. Para auxiliar este fim, faremos um estudo bibliográfico das seguintes metodologias: Programação Extrema (do inglês, Extreme Programming; XP); Híbrida; Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades (do inglês, Feature Driven Development; FDD); Kanban e Scrum. Estes são juntos os processos de maior tendência na indústria/mercado de software. Indiretamente, por estar relacionado, abordaremos os três escopos que podem ser considerados os padrões gerais do desenvolvimento de software, sendo estes o tradicional (também chamado de metodologia pesada), o ágil (ou método leve) e o híbrido. Para atingir o objetivo nesta análise, serão estudados os artigos e/ou livros dos principais nomes de cada metodologia, dando prioridade, mas não exclusividade aos criadores de cada uma delas. Em um segundo momento, será feita a análise dos softwares mais populares disponíveis no mercado (pagos ou não) para se ter conhecimento simulado prático de como as metodologias abordadas são utilizadas. Os softwares escolhidos poderão ser das plataformas desktop (Windows, Linux e Mac OS) ou móvel (Android e iOS) e se buscará utilizá-los em exercícios simulados de desenvolvimento. Para os casos de sistemas que não for possível o uso, por limitação financeira ou de hardware, será feito o estudo da documentação e buscado materiais de vídeos, tutoriais e afins disponíveis na internet ou meio físico. Para concluir, será tabulado os conceitos chave de cada método e será destacado todos os pontos heterogêneos detectados. Espera-se que com este projeto fique evidente para o leitor a disparidade entre as metodologias estudadas e o porquê de cada uma ter sido criada, sendo também determinados os casos de usos (cenários) mais recomendados para cada processo estudado.
Palavras-chave: Desenvolvimento de software
Engenharia de Software
Metodologias Ágeis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2297
Data do documento: 23-Out-2018
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edson_consentino_junior.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)505.32 kBAdobe PDFThumbnail
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