EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292
Tipo: Artigo
Título: OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(es): ASSENCIO, Edenise Alves
LAM, Jorge Cheng
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
PERIOTTO, Tania Regina Corredato
Abstract: Mudanças de ordem econômicas, tecnológicas, sociais e institucionais têm afetado o mundo nas últimas décadas, fazendo com que a informação e o conhecimento, que são ativos intangíveis, se tornem os principais pilares da economia mundial. Este processo tem afetado também as organizações públicas, como é o caso das instituições de ensino, que precisam cada vez mais lidar com a informação e o conhecimento. Porém, as instituições de ensino, que são ricas em capital intelectual, encontram dificuldades de se reconhecerem como organizações do conhecimento, além de possuírem problemas específicos relacionados à gestão do conhecimento, o que se contrapõe ao próprio ambiente do qual fazem parte. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é o de realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos processos organizacionais no nível estratégico, tático e operacional que ocorrem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Sarandi e como eles contribuem para a construção do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, quanto à abordagem se enquadra como qualitativa. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, tal como livros, artigos de periódicos, dissertações e teses de doutorado. Com esta pesquisa pretende-se destacar que a construção do conhecimento acontece a todo momento e envolve também os processos organizacionais em seus diferentes níveis. Acredita-se que o estudo desses processos e os mecanismos utilizados para que eles aconteçam no contexto escolar possam motivar outras pesquisas a dedicarem esforços na investigação de medidas e ações efetivas para consolidar a Gestão do Conhecimento nessas instituições.
Palavras-chave: Construção do Conhecimento
Organização Escolar
Organização Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edenise_alves_assencio.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)528.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.