EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2276
Tipo: Artigo de Evento
Título: SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(es): GORINI, Igor Manfrinato
LOURO, João Victor Freitas
BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
Abstract: Um dos serviços que exerce um enorme impacto nos resultados das taxas de morbidade e mortalidade realizadas no Sistema Único de Saúde de pacientes que necessitam de atendimento externo é o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com Dias (2016), cerca de 40% dos óbitos ocorrem durante o atendimento pré-hospitalar. Desse modo, deve ser garantido um atendimento de qualidade, eficiente e inteligente nas etapas e processos, para se obter bons resultados no atendimento SAMU. Umas das principais fontes de informação do SAMU é a ficha de atendimento preenchida manualmente durante o atendimento, contudo, um alto percentual de profissionais, deixam campos da ficha vazios ou incompletos como relata Coelho Barros (2014). Portanto, o objetivo desta pesquisa é elaborar um projeto de software para automação do processo de preenchimento da ficha de atendimento utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com posterior desenvolvimento de um produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product - MVP) para aplicativo móvel aplicando solução Business Intelligence sobre os dados obtidos pelo sistema. Desta forma, esta pesquisa pretende, como resultados esperados, o melhoramento da captura das informações de forma padronizada e organizada facilitando a inserção de dados, a diminuição dos erros de preenchimento, elaboração de uma boa base de conhecimento que auxilie o processo de decisão da gestão do SAMU, aplicação de uma solução BI que permita a identificação de problemas e falhas a serem resolvidos no processo de atendimento do SAMU. Salienta-se que a contribuição desta pesquisa pretende apoiar o atendimento realizado pelo SAMU, identificando as melhorias que a aplicação pode trazer, tanto no âmbito de automação e captura dos dados, quanto na melhoria da análise dos dados para a tomada de decisão. A metodologia científica será de natureza aplicada onde produto será tanto o projeto de software quanto um MVP. Para tal, será realizada pesquisa bibliográfica exploratória para compreensão da temática, pesquisa documental sobre as fichas de atendimento e de regulamentação médica com pesquisa de campo junto à stakeholder do SAMU para melhor compreensão das necessidades. Para o desenvolvimento do projeto de software, serão utilizados alguns dos artefatos e eventos propostos pela gestão de projetos SCRUM, a proposta de obter feedback de clientes em potenciais do Lean Startup, além das boas práticas de programação do Extreme Programming (XP) tais como programação em pares, integração contínua e refatoração.
Palavras-chave: Atendimento pré-hospitalar
Business Intelligence
Ficha de Atendimento
Gestão do Conhecimento
MVP
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2276
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
igor_manfrinato_gorini.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)363.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.