Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267
Tipo: | Artigo |
Título: | ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
Autor(es): | SANTOS, Daniele Bellese Dos BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
Abstract: | O tema desta pesquisa é o pensamento educacional de Bauman (1925-2017), um dos principais pensadores contemporâneos. Segundo ele, estamos a viver um momento histórico de liquidez, de rarefação do conhecimento, da ciência dos valores que contribuem para o processo civilizatório. Por essa razão, muitos intelectuais afirmam que o mundo vem passando por grandes transformações, em setores como a informação, onde tudo ocorre de forma muito ágil e acelerada. Tais mudanças se devem à globalização e às inovações tecnológicas que surgem a cada minuto, mas, sobretudo, são oriundas do capitalismo globalizado. Este projeto tem por objetivo estudar o pensamento educacional de Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida. Por meio deste estudo, identificar o papel do professor na sociedade líquido-moderna. Enquanto objetivos específicos, determinar o papel da educação e verificar como a educação pode contribuir para transformar a sociedade atual. Segundo Bauman essas discussões são importantes porque podem contribuir para as desigualdades e repensar as influências que o consumismo, as tecnologias e a globalização trazem para educação. Para que seja possível atingir o objetivo do projeto, a pesquisa se ocupará de revisões bibliográficas que fundamentam o pensamento do autor e para maior compreensão do problema proposto e do objeto, o estudo irá priorizar referências primárias. Será feito um planejamento das ações a serem desenvolvidas e cumpridas ao decorrer da pesquisa. Diante de todas as mudanças sociais que têm ocorrido, faz-se necessário estudar as obras de Zygmunt Bauman, pois sua teoria contribui para o entendimento das relações sociais e educacionais, tendo em vista atuais as consequências da globalização e do consumismo que afetam praticamente todas as relações humanas. Naquilo que Bauman chamou de Modernidade líquida, o papel do educador e da educação pode ser agente transformador, a fim de reduzir as desigualdades. Os produtos esperados no decorrer deste projeto de pesquisa são artigos científicos que estejam de acordo com os objetivos do estudo. |
Palavras-chave: | Educação Modernidade Líquida Zygmunt Bauman Pós-modernidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267 |
Data do documento: | 23-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
daniele_bellese_dos_santos.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018) | 235.83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.