Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2204
Tipo: | Artigo |
Título: | EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR |
Autor(es): | SANTOS, Anna Paula Rodrigues VIEIRA, Suelen Vicente |
Abstract: | Essa pesquisa tem como objetivo verificar a influência das aulas de Educação Física escolar no desenvolvimento psicomotor das crianças. Ainda, como objetivos específicos procura-se identificar quais são os elementos psicomotores, identificar quais abordagens e atividades podem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física para auxiliar no desenvolvimento psicomotor infantil, reconhecer as influências das aulas de Educação Física no cotidiano e no desenvolvimento das crianças bem como, realizar um levantamento bibliográfico das principais pesquisas relacionadas à influência das aulas de Educação Física para o desenvolvimento psicomotor infantil. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica. A busca irá ocorrer nos indexadores SCIELO, WEBCAPES e LILACS utilizando-se das seguintes palavraschaves: Desenvolvimento Psicomotor; Educação Física; Escola; Coordenação Motora; Psicomotricidade; Educação Física Escolar. A partir da busca, será realizada uma análise dos trabalhos encontrados para determinar a relação com o tema do estudo. Nesse sentido, serão analisados: título, resumo, e por fim, trabalho na íntegra. Serão considerados os trabalhos que apresentem relação com o tema investigado nesse estudo. Desta forma, a relevância da presente pesquisa consiste em evidenciar a necessidade do desenvolvimento das habilidades básicas e elementos psicomotores na infância, bem como demonstrar a importância das atividades realizadas nas aulas de Educação Física para auxiliar no desenvolvimento humano e amadurecimento biológico da criança. Além disso, essa pesquisa auxiliará a retratar um panorama das pesquisas que vem sendo realizadas na área, sistematizando os principais resultados encontrados no que refere-se à importância das aulas de Educação Física na infância para o desenvolvimento psicomotor infantil. Espera-se, portanto, identificar quais são as variadas formas que o professor de Educação Física pode utilizar para trabalhar a psicomotricidade da criança na escola e, por fim qual a importância das aulas de Educação Física no cotidiano das crianças, reconhecendo a relevância dos elementos psicomotores, suas funções e sua relação com o desenvolvimento da criança. |
Palavras-chave: | Infância Escola ElementoS Psicomotores. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2204 |
Data do documento: | 23-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
anna_paula_rodrigues_santos.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018) | 392.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.