EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202
Tipo: Artigo de Evento
Título: CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
Autor(es): SELINI, Tamiris Gouveia
PERIOTTO, Tania Regina Corredato
Abstract: A construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento Organizacional
Organização Escolar
Clima Organizacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamiris_selini_gouveia.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)397.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.