EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2201
Tipo: Artigo de Evento
Título: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
Autor(es): COLI, Talita Ribeiro
RIBAS, Solange Viana da Costa
MAINARDES-CATELAN, Sandra Cristina
SILVA, Yara Cristina Romano da
Abstract: A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem
Cognição
Neurodesenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2201
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
talita_ribeiro_coli.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)446.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.