Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2184
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR |
Autor(es): | BALESTRIM, Scarllet Roberta Pereira ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha Loureiro |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo identificar o perfil dos professores que ministram a disciplina de empreendedorismo para os alunos do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas na cidade de Maringá. Como objetivos específicos pretende-se identificar quais são as escolas que oferecem a disciplina de empreendedorismo para os alunos. Na sequência, ainda como objetivo específico, será aplicado um questionário para identificar o perfil do profissional que atua ministrando a disciplina de empreendedorismo nas respectivas escolas. Com esse resultado, pode-se correlacionar o perfil do professor com os tipos de atividades executadas na disciplina de empreendedorismo. Para tanto, a metodologia a ser adotada para o desenvolvimento deste trabalho será descritiva e para o levantamento das informações serão utilizados métodos quantitativos e qualitativos, através de uma pesquisa de campo. A pesquisa será aplicada a 23 escolas particulares e 27 escolas públicas, totalizando 50 escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Maringá-PR. Após a tabulação, serão elencadas as escolas que oferecem a disciplina de empreendedorismo através de ligações telefônicas. Feito isso, será aplicado o questionário on-line QEMP que mede o quociente empreendedor e traz como resultado o perfil do comportamento empreendedor em 6 pilares sendo: aderência, dinâmica do mercado, experiência, perfil empreendedor, recursos, controle e planejamento. Com esses pilares tabulados será possível calcular, em quatro dimensões: Inovador, Processual, Analítico e Relacional, qual dimensão do comportamento do professor que se sobressai e qual dessa dimensão necessita aprimoramento de maneira a melhorar o comportamento empreendedor do professor responsável pelo ensino de empreendedorismo. Tendo esse resultado tabulado, pode-se correlacionar as ações utilizadas pelos professores na condução da disciplina para o desenvolvimento do comportamento empreendedor nos alunos do ensino fundamental e médio. E entender se a promoção do desenvolvimento da educação empreendedora está alcançando os resultados desejados ou se haverá a necessidade de realizar ações que contribuam para a melhora do comportamento empreendedor do professor. Desta forma, a relevância da presente pesquisa está na necessidade de se conhecer o perfil do comportamento empreendedor do profissional que tem promovido o desenvolvimento do empreendedorismo em alunos do ensino fundamental e médio de modo a oferecer soluções que aumentem efetivamente a eficiência e a eficácia nas atividades de desenvolvimento do comportamento empreendedor destes alunos. Esperase, portanto, que esta pesquisa comprove a pouca oferta da educação empreendedora pelas instituições de ensino fundamental e médio de Maringá, do seu desenvolvimento insatisfatório nas escolas e no baixo índice de características comportamentais empreendedoras dos professores que atuam na área. |
Palavras-chave: | Educação Básica Educação Empreendedora Empreendedorismo Comportamento Empreendedor |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2184 |
Data do documento: | 23-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
scarllet_roberta_pereira_balestrim.doc.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018) | 399.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.