EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
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Tipo: Artigo
Título: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTANDO E APRENDENDO
Autor(es): SILVA, Karol Alcantara da
ALENCAR, Juliana da Silva Araujo
BRITO, Fernanda Regina Cinque de
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo problematizar a psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 anos de idade no contexto escolar. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Entendendo a complexidade do desenvolvimento infantil na primeira e na segunda infância, propomos apresentar as habilidades esperadas para cada faixa etária de modo a esclarecer quais os recursos psicomotores que podem ser utilizados com a finalidade de potencializar o desenvolvimento esperado. Deste modo, cabe também definir psicomotricidade e seus diferentes componentes e identificar os conteúdos educacionais previstos na educação infantil. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual, esperamos evidenciar a importância de tal ciência nesta etapa da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos no contexto escolar. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, salvaguardando as especificidades do contexto social atual, no qual é nítida a falta de movimentação das crianças e a dependência como um todo do seu espaço de interação social, onde os responsáveis acabam fazendo muito pelas crianças não construindo espaço de desenvolvimento de autonomia e apropriação de si e do espaço social. Cabe, então, à escola promover um ambiente de descobertas, aprendizagens e desenvolvimentos para resgatar a essência de cada criança e o seu real desenvolvimento. Portanto, a sua aplicabilidade na educação infantil se justifica, pois as séries iniciais coincidem com o momento evolutivo de apropriação do mundo social e de si mesmo, nos aspectos neuropsicomotores e sociais. Dessa forma, ao ser trabalhado atividades psicomotoras a criança se relaciona e se desenvolve de uma forma independente e construtiva, favorecendo, por conseguinte, para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem
Psicomotricidade
Desenvolvimento Infantil
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2124
Data do documento: 23-Out-2018
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karol_alcantara.doc.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)406.46 kBAdobe PDFThumbnail
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