EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1992
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MULHERES IDOSAS EM TERAPIA NUTRICIONAL INTERNADAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA CIDADE DE MARINGÁ
Autor(es): SANTOS, Nathália Gonçalves dos
LEMOS, Geisiele
FANHANI, Ana Paula Gerin
NAKASUGI, Lydiana Pollis
Abstract: O aumento da população idosa tem se expandindo em nível mundial, devido á queda das taxas de mortalidade e de fecundidade e aumento da expectativa de vida, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o período de 1975 a 2025 como a era do envelhecimento. Há uma apreensão ainda maior, em relação ás mulheres idosa, pois apresentam maior probabilidade de ficarem viúvas e em condições econômicas desvantajosas, além de que, a debilitação biológica que sofrem é maior, portanto o objetivo deste trabalho é avaliar o estado nutricional de mulheres idosas internadas em um hospital público da cidade de Maringá-Pr, especificamente o volume prescrito X administrado de nutrição enteral em mulheres idosas no hospital universitário de Maringá. O estudo é de caráter transversal e quantitativo, com coleta de dados secundária. A pesquisa se realizará no hospital universitário de Maringá, tendo como participantes mulheres idosas com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados foram coletados através das fichas de acompanhamento nutricional dos pacientes, as informações coletadas foram organizadas em uma planilha específica. A variável dependente analisada foi o volume prescrito X volume administrado. As variáveis independentes adotadas serão: Idade, peso, estatura, índice de massa corporal e circunferência do braço. Para análise estatística as informações obtidas foram trabalhadas através de análise descritiva (média, desvio padrão e frequência). Os resultados mostraram uma grande diferença entre volume prescrito e administrado, com predominância em quantidades menores que o volume recomendado, confirmando a grande preocupação com a desnutrição hospitalar.
Palavras-chave: Nutrição enteral
Desnutrição
Idosos
Internação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1992
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79470.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.