EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1989
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
Autor(es): STEVANATO, Kely Paviani
SILVA, Camila Grasiele Lopes
PELLOSO, Sandra Marisa
Abstract: O câncer é um dos mais antigos males da humanidade, grave problema de saúde pública com alta incidência e mortalidade. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres mundialmente e apesar de ter um bom prognóstico, as taxas de mortalidade continuam elevadas, devido ao diagnóstico tardio. O rastreamento mamográfico é preconizado entre 50 e 69 anos de idade, onde o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é favorável. É raro abaixo dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Alguns aspectos relacionados à vida reprodutiva da mulher são fatores de risco bem estabelecidos, como menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal e história familiar. Modelos estimam o risco de uma mulher assintomática, desenvolver câncer de mama. Um dos mais utilizados é o modelo de Gail, que prediz o risco em cinco anos, de mulheres sem histórico de neoplasia, desenvolver a doença. Este estudo, prospectivo, analítico transversal a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município de Paranavaí-Pr, com levantamento de dados de cerca de 374 mulheres, no período de 2017, através da Ferramenta de Avaliação de Risco para o Câncer de Mama (Modelo de Gail), propõe classificar e determinar o risco de desenvolvimento do câncer de mama, individual e de acordo com faixas etárias e características pessoais, a fim de promover o aconselhamento para as mulheres com maior risco, a realizar o rastreamento mais precoce, promovendo diagnósticos em fases iniciais, melhorando o prognóstico da doença.
Palavras-chave: Câncer de mama
Modelo de Gail
Avaliação do risco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1989
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79491.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)176.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.