EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1983
Tipo: Artigo
Título: CÍRCULO DE CULTURA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE DE ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): CADIDÉ, Renata Campos
VICTORINO, Silvia Veridiana Zamparoni
Abstract: Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho acerca do tema “Álcool, cigarro e outras drogas” desenvolvido com um grupo de adolescentes do 6º e 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Parigot de Souza, em Marialva-PR, Brasil. O objetivo da pesquisa foi verificar a percepção dos alunos sobre o tema e propiciar o desenvolvimento de um pensamento crítico através conscientização sobre o perigo do uso dessas substâncias para saúde. Empregou-se a metodologia do Círculo de Cultura adaptado. A etapa de investigação foi organizada como roda de conversa através da dinâmica da “batata quente”. O diálogo foi norteado por perguntas chave sobre o tema para envolver os alunos na discussão, dando-lhes liberdade para expor suas dúvidas e opiniões sobre o assunto. Na etapa de tematização as respostas dadas na etapa anterior foram analisamos e interpretadas a luz do cotidiano vivido por esses alunos e levando em consideração aspectos pessoais e sociais. Na etapa da problematização foram dadas explicações para as dúvidas verificadas através de uma aula expositiva baseada em 4 palavras geradoras: Por que? Como? Quando? E onde? Como resultado constatou-se bom aproveitamento conceitual pelos alunos. As atividades possibilitaram a experiência de planejar uma ação de promoção de saúde que trouxeram uma vivência prática quanto ao papel social do médico nas funções assistenciais.
Palavras-chave: Educação em saúde
Medicina
Promoção de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1983
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80300.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)198.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.