EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1981
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DAS CLÍNICAS MÉDICAS QUANTO AOS SINAIS OU SINTOMAS DA FUMAÇA DO ELETROCAUTÉRIO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE COORTE
Autor(es): BIENIEK, Aryane Apolinario
SAITO, Ana Claudia
STANGANELLI, Nathanye Crystal
MARGATHO, Amanda Salles
RIBEIRO, Renata Perfeito
Abstract: Sabe-se que os trabalhadores da área da saúde estão expostos diariamente a diversos riscos físicos, químicos, fisiológicos, psíquicos e mecânicos. (SOUZA, BICA, MONDADORI, et.al. 2012). Como exemplo de risco químico, tem-se a fumaça do eletrocautério, presente no ambiente de trabalho do centro cirúrgico, nas salas operatórias (MS, 2001). No entanto a exposição dos trabalhadores as substâncias produzidas pelo eletrocautério, acarreta sinais e sintomas como, sensação de corpo estranho na garganta, ardência na faringe, náuseas, vômitos, congestão nasal, cefaleia, irritação dos olhos e outras mucosas, espirros, fraqueza e tontura (NAVARRO-MEZA, et.al. 2013). A presente pesquisa, objetivou identificar nos residentes médicos das clinicas cirúrgicas e de anestesiologia de um hospital universitário a incidência dos sinais ou sintomas presentes que possam estar relacionados ao uso do eletrocauterio nas cirurgias. O estudo foi um coorte. Os residentes médicos foram acompanhados do primeiro ao segundo ano por 18 meses desde 2015 a 2017 e os residentes iniciantes de 2016 a 2017 foram acompanhados por 10 meses, sendo eles das clinicas de cirurgia geral, ortopedia, pediátrica, neurologia, otorrinolaringologia, obstetrícia e ginecologia e anestesiologia de um hospital universitário. Os residentes foram questionados individualmente quanto a presença de sinais ou sintomas já mencionados anteriormente. Participaram 39 residentes, cujas clínicas de obstetrícia e ginecologia, cirurgia geral e anestesiologia, foram as que apresentaram maior incidência de sinais ou sintomas relacionados a exposição a fumaça do eletrocautério. Espera-se com a presente pesquisa uma reflexão dos trabalhadores da área da saúde quanto a exposição a fumaça do eletrocautério, sendo nociva à saúde.
Palavras-chave: fumaça cirúrgica
eletrocautério
risco ocupacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1981
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79617.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)183.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.