EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1980
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ
Autor(es): FERREIRA, Eduarda Rafaeli
MATIUSSO, Murilo Martim
RIBEIRO, Bianca Garcia
RIBAS, Adriana Danmvolf
Abstract: A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência que geralmente ocorre em ambiente extra-hospitalar, estimando-se 200.000 PCR ao ano no Brasil. A realização das manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são essenciais para o bom prognóstico do paciente, devendo ser realizadas no momento da identificação da PCR por um profissional da saúde ou por leigos treinados. De acordo com as estatísticas, as crianças correspondem a 20% dos leigos que presenciam a emergência, sendo necessária a capacitação dos mesmos. A adição dos professores é de grande importância na capacitação, visto que o professor instruído pode reforçar a importância do treinamento para seus alunos e futuros alunos, conscientizando os estudantes desde o início da vida acadêmica com aulas teórico-práticas. O projeto tem como objetivo explorar o conhecimento prévio dos professores sobre a RCP e avaliar a retenção de conhecimento imediata e tardia de informações após a aula teórico-prática. A pesquisa será realizada em quatro instituições de ensino fundamental e médio da rede pública de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicado três questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção, um pósintervenção imediata e por último um pós-intervenção tardia. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham um baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de um paciente com PCR.
Palavras-chave: Leigos
Massagem cardíaca
Parada cardiorrespiratória
Suporte básico de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1980
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80210.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)175.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.