EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1974
Tipo: Artigo
Título: BENEFÍCIOS DA INTERFACE EQUOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA COM A CLÍNICA DE LINGUAGEM
Autor(es): Oliveira, Ethiele Alves de
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Abstract: A presente pesquisa objetivou dissertar sobre a interface fonoaudiologia e equoterapia e sua direta relação com a clínica de linguagem na reabilitação de sujeitos com deficiências. A análise foi realizada mediante a percepção e o conhecimento dos pais e/ou familiares dos praticantes, por intermédio de uma pesquisa de campo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de caráter quali-quantitativo, que utilizou de um questionário produzido como instrumento de coleta de informações norteadas por 36 questões, sendo elas 32 objetivas e 4 dissertativas, para identificar o conhecimento dos familiares de 71 praticantes do centro de equoterapia Marisa Tupan na cidade de Maringá- PR. Após a análise dos resultados obtidos, pode-se evidenciar que a maioria dos pais e/ou familiares relatam ganhos no processo de intervenção da equoterapia, porém há pouco conhecimento sobre a interface e os benefícios que a fonoaudiologia pode proporcionar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem desses praticantes nesse setting terapêutico. Conclui-se que a fonoaudiologia e a equoterapia tem contribuição com a clínica de linguagem, contudo à necessidade de motivação dos familiares sobre os benefícios exercidos pela equoterapia e, maiores divulgações da fonoaudiologia com ênfase na linguagem nesse ambiente rico de estímulos.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Equoterapia
Equoterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1974
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80338.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)214.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.