EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1971
Tipo: Artigo
Título: AVANÇO MAXILOMANDIBULAR COMO OPÇÃO TERAPÊUTICA DEFINITIVA PARA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: RELATO DE CASO
Autor(es): REZENDE, Júlia
RODRIGUES, Nathalia Fengler
SILVA, Ana Lucia da
Abstract: A apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma condição crônica caracterizada por obstrução recorrente completa ou parcial da via aérea superior durante o sono, presente em uma significativa parcela da população. Devido ao envelhecimento populacional e aumento da prevalência de obesidade, ambos importantes grupos de risco para AOS, a condição passou a ser vista como um problema de saúde pública, tendo em vista o aumento do número de afetados. Sabe-se que quando não tratada satisfatoriamente, traz consequências de grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, como sonolência diurna excessiva e comprometimento do funcionamento diurno, além dos riscos relacionados à saúde. A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é hoje a terapia padrão para AOS. Apesar de sua eficácia comprovada, a falta de adesão a este método é a principal barreira para alcançar um tratamento clinicamente eficaz, e o paciente segue não tratado e sujeito às repercussões da doença. O tratamento cirúrgico é uma opção invasiva para o tratamento da AOS. O objetivo desse trabalho é relatar o caso de uma paciente do sexo feminino, de 30 anos, com queixas de roncos, retrognatia e alteração estética facial, portadora de AOS moderada-grave constatada por polissonografia, cujo avanço maxilomandibular (MMA) proporcionou tratamento efetivo da AOS e melhora estética.
Palavras-chave: Apneia obstrutiva do sono
avanço maxilomandibular
tratamento
cirurgia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1971
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80070.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)221.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.