EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1969
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA REABILITAÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA DO PACIENTE AMPUTADO POR MEIO DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL
Autor(es): SOUZA, Gustavo Henrique Gandolfo
ESTEVES, Gabriel de Leão
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: O processo de amputação causa relevantes mudanças funcionais nos indivíduos amputados, além de causar complicações que interferem na reabilitação psicomotora e na qualidade de vida do paciente. Somado a isso, grande parcela dos amputados apresentam dor no membro fantasma a curto ou longo prazo, o que prejudica fases da reabilitação. O objetivo da pesquisa está pautado em avaliar a reabilitação física e psicológica de pessoas amputadas através do trabalho multiprofissional visando à reinserção biopsicossocial do paciente. Serão avaliados, pacientes amputados e profissionais de saúde na Associação Norte Paranaense de Reabilitação de Maringá/PR por meio de questionários específicos, baseados na Teoria Cognitivo-Comportamental e em estudos farmacológicos. Os resultados serão armazenados através do Excel 2010 e, posteriormente, analisados com base nos estudos mais atuais sobre o assunto pesquisado e, também, na Teoria Cognitivo-Comportamental. Será realizada uma revisão estruturada da literatura de artigos publicados nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Uptodate e Lilacs dos últimos 10 anos. Considerando os objetivos do estudo, espera-se encontrar resultados que apontem comprovar a real necessidade da atuação multiprofissional na reabilitação do paciente amputado e estabelecer o efeito benéfico e eficaz da teoria cognitivo-comportamental, para a recuperação física e psicológica do indivíduo amputado, assim como sua associação com a terapia farmacológica no tratamento da dor no membro fantasma.
Palavras-chave: Amputação
Multiprofissiona
Reabilitação
Teoria Cognitivo-Comportamental
Membro Fantasma
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1969
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79641.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)176.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.