EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1966
Tipo: Artigo
Título: DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
Autor(es): CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ELER, Gabrielle Jacklin
SILVA, Karina da
Abstract: O objetivo deste é reconhecer na literatura como a doença de chagas está relacionada com a enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura acerca do tema proposto. Foram utilizadas como Bases de Dados Scielo, Lillacs com as palavras-chave; Doença de Chagas, Enfermagem, Assistência. Os dados mostram que nos vertebrados o Trypanosoma Cruzi circula no sangue e multiplica-se nos tecidos. Nos barbeiros, o parasita multiplica-se no tubo digestivo e as formas infectantes são eliminadas junto com as fezes e urina do inseto. A transmissão da infecção ocorre, principalmente, pela deposição de fezes do vetor sobre os tecidos cutâneos e mucosas do homem. Embora, existam campanhas de combate ao inseto transmissor, a doença permanece ainda sendo transmitida por métodos alternativos como a transmissão congênita, por transplantes e transmissão oral, constituindo assim, um dos mais graves problemas de saúde em todo o continente. A Doença de Chagas não tem cura, mais tem tratamento com medicações específico para auxiliar nos sintomas. A assistência da enfermagem contribui para melhor qualidade de vida do doente, contribuindo por meio dos cuidados paliativos, educação e orientação paciente no uso da medicação além de, atuar na prevenção com campanhas e movimentos a eliminar o foco do hospedeiro. Este estudo possibilita a reflexão da doença e perceber que ainda existem focos da mesma e a enfermagem pode contribuir muito desde prevenção a assistência da mesma, além disso, percebeu-se uma literatura antiga e escassa que ainda se tem muito a avançar no que tange a referida doença.
Palavras-chave: Doença de Chagas
Enfermagem
Assistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1966
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79933.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)189.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.