EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1964
Tipo: Artigo
Título: DIMENSÃO PROFISSIONAL NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM: ANALISE DA TÉCNICA DE CURATIVOS A NÍVEL DA APS DE FOCO NA ESF
Autor(es): SILVA, Gabriela Slaviero da
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, do tipo observacional com o objetivo de analisar a eficiência no manuseio do material e técnicas empregadas nos curativos realizados por profissionais de enfermagem atuantes na atenção primaria à saúde. A coleta de dados ocorreu em duas unidades básicas de saúde localizadas no município de Maringá, Paraná por meio da observação não participante dos procedimentos de curativos realizados por profissionais de enfermagem. A observação foi guiada e registrada em instrumento tipo check list e os dados levantados foram tabulados em planilha Excel, analisados segundo estatística descritiva e seus resultados apresentados por meio de planilhas. Foram observados oito curativos, executados por seis trabalhadores da atenção primaria, sendo a maioria técnicos de enfermagem. Dentre os curativos observados verificou-se lacunas e fragilidades nas fases de preparo e execução do procedimento. Desse modo, o presente estudo evidencia que tais lacunas e fragilidades podem acarretar riscos e elevar os potenciais para infecções das lesões, bem como comprometer o processo de cicatrização das mesmas. Sendo assim, o presente estudo quanto pesquisa, pretende contribuir cientificamente para o processo de trabalho da enfermagem, direcionando-a para uma assistência efetiva elencando tais fragilidades e lacunas do serviço em estudo.
Palavras-chave: Procedimentos curativos
Bandagens
Cuidados de enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1964
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80026.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)184.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.