EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1962
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
Autor(es): LIMA, Micaela dos Santos Fernandes
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: Atualmente, o melasma constitui a terceira causa de doenças dermatológicas no Brasil, sendo que substâncias ativas naturais podem ser uma alternativa para o tratamento. O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto cosmético com ação despigmentante contendo as substâncias ativas naturais, tintura de romã, belides e arbutin, para o tratamento de melasma. Foi escolhida a base cremosa não iônica para incorporação dos ativos, e em seguida foi realizado o controle de qualidade do creme desenvolvido, no qual foram analisados aspecto, viscosidade, cor, odor e verificação do pH. Posteriormente, o creme foi fracionado em amostras de 30 g, as quais foram submetidas ao estudo de estabilidade acelerada, sendo armazenadas em estufa (40ºC), sob refrigeração (5ºC) e exposição à temperatura ambiente, no período de 90 dias, sendo avaliadas as mesmas características analisadas no controle de qualidade. Os resultados obtidos até o momento (período de 30 dias) mostraram que as características aspecto, viscosidade, cor e odor não sofreram alterações em nenhuma das amostras, no entanto houve mudança no pH das amostras, com menor variação na amostra armazenada sob refrigeração. Desta forma, até o momento, a maior estabilidade foi verificada na amostra armazenada sob refrigeração. Até ao final do estudo, espera-se obter um produto de qualidade e estabilidade adequadas para ser utilizado em estudos clínicos futuros para avaliação da eficácia no tratamento de melasma.
Palavras-chave: Despigmentante
Extratos Vegetais
Manchas Cutâneas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1962
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79688.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)186.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.