EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1960
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE DO TRONCO EM PACIENTES PORTADORES DE FIBROMIALGIA ANTES E APÓS TRATAMENTO HIDROTERÁPICO
Autor(es): MARTINS, Jeanne Longato
DIAS, Mateus Antunes
MORALES, Rosangela Cocco
Abstract: O objetivo é verificar a melhora da flexibilidade em pacientes atendidos no setor de hidroterapia, com diagnóstico de fibromialgia. Trata-se O estudo elaborado é do tipo qualitativo, sendo que o mesmo será realizado na clínica de Fisioterapia nas dependências da Unicesumar. Serão submetidas a uma avaliação inicial 10 pacientes com diagnóstico de fibromialgia do sexo feminino, com faixa etária entre 35 a 65 anos. Aos pacientes selecionados será apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após assinado pelo será realizado testes de flexibilidade antes do início do tratamento sendo o teste de sentar e alcançar proposto por Wells e Dillon e o teste de index chão. Após a avaliação os pacientes seguiram realizando o tratamento aquático feito em sessões de uma vez por semana com duração de sessenta minutos. Cada sessão será dividida em cinco fases, iniciando por um aquecimento seguindo para alongamento, massagem, desativação de ponto gatilho, pompagem e por último o relaxamento. A cada semana será realizada uma reavaliação e coletado os dados para um controle de evolução. Os dados serão tabulados no programa Microsoft Excel e analisados por meio da estatística descritiva. Espera-se com este estudo, observar a melhora na flexibilidade em pacientes portadores de fibromialgia, atendidos no setor de Hidroterapia.
Palavras-chave: Fibromialgia
Hidroterapia
Flexibilidade
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1960
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80056.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)170.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.