EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1955
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I
Autor(es): ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ELER, Gabrielle Jacklin
LIMA, Amanda Bezerra Gonçalves de
Abstract: O objetivo geral deste estudo, foi confeccionar material didático em formato de manual de bolso para os estudantes do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Londrina, no componente curricular Fundamentos em enfermagem I. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo, que faz parte de um projeto maior intitulado “Construção de material didático para o curso técnico em enfermagem” , a construção do material didático, foi pautada no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do referido curso, que foi sistematicamente organizado em formato de módulos, sendo, que cada semestre do curso constitui um módulo, totalizando assim, quatro módulos distribuídos em dois anos. Para confeccionar o material didático em formato de material de bolso, foi realizada busca nos referenciais bibliográficos: como livros e periódicos disponíveis na Biblioteca do IFPR-campus Londrina. A coleta de dados foi realizada entre junho de 2016 a junho de 2017. Até o momento foi possível concluir a primeira etapa desta pesquisa, sendo ela: Descrição teórica da definição, indicação, planejamento e descrição dos pontos relevantes das técnicas e procedimentos do componente curricular de Fundamentos de Enfermagem I. Diante disso, almeja-se que o material didático em formato de manual de bolso, possa servir de suporte para subsidiar as indagações que possam surgir durante a execução da técnica e procedimento, em foco nos estágios, que possa ser um aliado no processo ensino aprendizagem da enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem
Ensino
material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1955
Data do documento: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80434.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)182.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.