EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1950
Tipo: Artigo
Título: DEPRESSÃO EM IDOSOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): SOUZA, Paloma Herranz de
DOMINGUEZ, Luana Diamante
KULIK, Ana Assef
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia
Abstract: O objetivo da pesquisa é reunir informações sobre a relação entre depressão e envelhecimento e/ou outras doenças crônicas, favorecendo conhecimento que possa contribuir para novas ações voltadas à melhor qualidade de vida para o idoso. A presente revisão sistemática foi realizada conforme a declaração PRISMA, com busca ativa a partir dos descritores “idoso”, “depressão” e “comorbidade” e seus correspondentes em inglês e espanhol, nas bases de dados PUBMED, MEDLINE, IBECS, SCIELO e LILACS. Primeiramente foram identificados 537 artigos, para após as avaliações recomendadas, 27 artigos serem incluídos na análise. Observou-se grande relação entre depressão de início tardio, após os 60 anos, e comorbidades – principalmente doenças cardiovasculares e comprometimento cognitivo leve, podendo chegar à demência. A depressão em idosos é diretamente relacionada com piora da qualidade de vida e exacerbação de sintomas inexplicáveis, tornando essa população frágil. Programas de saúde com triagem para sintomas depressivos e outras comorbidades crônicas são necessários para diminuir a excessiva quantidade de admissões hospitalares de idosos com depressão.
Palavras-chave: Comorbidades
Envelhecimento
Inflamação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1950
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80430.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)222.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.