EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1949
Tipo: Artigo
Título: DANÇATERAPIA COMO INSTRUMENTO PARA SAÚDE, BEM-ESTAR E REINTEGRAÇÃO PÓS-TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO
Autor(es): SANTOS, Lorena Laira Morais dos
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: A Dançaterapia representa uma atividade lúdica e intrinsecamente motivante, que surge em meio a diversos recursos permitindo desenvolver os aspectos físicos, motores, psicológicos e sociais, além também da inclusão, tendo como base a contribuição para a promoção da saúde e uma melhor qualidade de vida dos participantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa consta em promover saúde, bem-estar e reintegração de pacientes com traumatismo cranioencefálico (TCE) após alta hospitalar por meio de uma intervenção com a Dançaterapia em Maringá - PR. A metodologia para a primeira parte deste estudo consta em revisar sistematicamente as pesquisas realizadas sobre as principais causas de traumatismo cranioencefálico e os métodos de promoção da saúde para os pacientes utilizados em países de baixa renda, a segunda parte será um estudo qualitativo onde os pacientes vão responder a entrevistas curtas sobre as necessidades prática voltadas para a saúde. Os dados qualitativos serão analisados através da análise temática e redes semânticas. Espera-se com este estudo fazer uma conexão entre movimento e emoção com a integração psicofísica do indivíduo, além de estimular positivamente mudanças psicológicas, promover saúde e desenvolvimento pessoal através do movimento corporal em indivíduos com TCE.
Palavras-chave: Intervenção
Promoção da Saúde
TCE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1949
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79520.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)186.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.