EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1947
Tipo: Artigo
Título: CUIDADO CENTRADO NA PESSOA NO CONTEXTO DE ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(es): SANTOS, Bianca Batista dos
SILVA, Gabriela Slaviero da
LIMA, Lesley Ane Roks de
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa com objetivo de apreender a percepção de enfermeiros da ESF sobre o método do cuidado centrado na pessoa e como se dá sua operacionalização no cotidiano da equipe. A coleta de dados, que está em andamento, ocorreu até o momento em três Unidades Básicas de Saúde de Maringá-PR, o que totalizou sete enfermeiros das equipes entrevistados. A coleta de dados ocorrerá entre os meses de julho a setembro de 2017, por meio de entrevistas nos serviços em dias e horários previamente agendados com os enfermeiros, utilizando instrumento semiestruturado para caracterização socioeconômica, formação profissional e tempo de atuação na equipe, bem como algumas questões norteadoras baseadas nos pressupostos do método clínico centrado na pessoa. As entrevistas serão realizadas nas UBSs, gravadas e transcritas em sua integralidade, para posteriormente serem submetidas a análise de conteúdo. Através do estudo percebeu-se que os entrevistados compreendem o conceito do cuidado centrado na pessoa e o abordam em sua prática diária, no entanto, sentem, às vezes, um bloqueio social na operacionalidade do método, além de se constatar uma dificuldade na abordagem e relação do profissional com o paciente. Mediante o resultado obtido, percebe-se que apesar de compreenderem a relevância do cuidado centrado nas necessidades e individualidades do sujeito, os enfermeiros ainda percebem diversas fragilidades na implementação desta prática, evidenciando assim uma lacuna entre a teoria e a prática do cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade.
Palavras-chave: Assistência centrada na Pessoa
Serviços de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1947
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80253.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.