EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1944
Tipo: Artigo
Título: CONTEÚDO MULTIMÍDIA SOBRE CÂNCER DE MAMA NO WHATSAPP
Autor(es): DESTRO, Juliana Regina
PEREIRA, Antonio Augusto Claudio
BORTOLOZZI, Flávio
BERNUCI, Marcelo Picinin
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
Abstract: O artigo apresenta o processo de criação de conteúdo multimídia (texto, fotografia, vídeo e áudio) sobre câncer de mama a ser enviado para um grupo de mulheres da cidade de Maringá com a intenção de aumentar o conhecimento delas sobre o tema. O objetivo maior da pesquisa na qual este artigo descreve apenas uma etapa foi a de executar ações de educação em saúde usando do aplicativo de envio de mensagem WhatsApp, o mais popular aplicativo no Brasil, para divulgar informações e empoderar as mulheres acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, numa abordagem de mHealth. Este artigo descreve o processo de criação e sistematização do envio dessas mensagens para o grupo de mulheres, apontando a distribuição das mensagens e os temas a serem tratados pela intervenção. Métodos: estudo exploratório com foco na criação de conteúdo de comunicação a ser incorporado em dinâmica de intervenção e educação em saúde. Resultados: Diversos aspectos do câncer de mama foram abordados levando em consideração as recomendações sobre o tema dados pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA. O material multimídia disponibilizado no site do instituto se somou os nossos conteúdos, numa abordagem multimídia de intervenção, que considerou o envio de mensagens de texto, imagens estáticas, vídeos curtos e áudios.
Palavras-chave: Câncer de Mama
Comunicação em Saúde
Intervenção
MHealth
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1944
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80218.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)1.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.